sábado, 5 de outubro de 2013

Triste Tristeza

          Esse projeto partiu da leitura do livro "Lila e o segredo da chuva", você pode ler a resenha.
        Trabalhar os sentimentos na educação infantil não é tarefa fácil, mas muitas vezes é necessário. As vezes uma criança passa o dia chorando e reclamando dos colegas, ela pode simplesmente estar com sono. Ou quando um aluno não aceita o pedido de desculpas de outro que bateu nele, ele pode ter ficado magoado. O leque de possibilidades é imenso, mas ao conversar com as crianças sobre eles, elas vão se conhecendo e aprendendo a lidar com esses sentimentos.
     
         
       Algumas ações simples como identificar as expressões do rosto de pessoas em revista já auxiliou na compreensão desses diferentes sentimentos. No entanto, é através das brincadeiras que as crianças incorporam a maioria das aprendizagens. Inclusive o jogo simbólico, faz inúmeras representações da realidade e nos permite conhecer um pouco da bagagem que nossos alunos trazem.



        Uma brincadeira que encontrei no blog Educar para Crescer é "Rótulo":
       Como a brincadeira é legal, mas para crianças de 8 anos precisei fazer algumas adaptações. Ao invés de rotular as pessoas, escolhemos sentimentos, 4 deles (tristeza, alegria, braveza e sono). Tive que trabalhar com a inicial de cada sentimento, pois meus alunos ainda não são alfabetizados. E a expressão no rosto do colega que está em frente teria que denunciar a criança que tinha uma letra na testa qual era o sentimento que ela representava.
   







Nenhum comentário:

Postar um comentário

GeraLinks