sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mídia-Educação no contexto escolar

                Hoje é impensável estar dentro do ambiente escolar sem fazer uso das tecnologias. Usamos a tecnologia de diversas formas, na busca de informação, inspiração, recursos para abordar diferentes temáticas. E mais que nunca estamos caminhando para a compreensão dessa linguagem e porque não a produção de novas mídias pelos alunos.
             
  Silvio da Costa Pereira em sua pesquisa junta a escolas de Florianópolis, investigou como a mídia-educação vem se desenvolvendo. E percebeu que muito já se tem feito, mas ainda falta capacitação para os profissionais e coragem. Pois nós professores viemos de uma geração que não dispunha de tantos recursos tecnológico e nos deparamos que essa nova demanda de alunos que é interativo, que conhece distintas tecnologias e faz “mil” coisas ao mesmo tempo.
                Mas, nessa experiência ele relata muitas coisas significantes, como a presença de rádios estudantis onde os alunos, auxiliam na construção da programação, escolhendo o repertório musical, rádio-teatro, recados e debates. Os alunos aprendendo a usar as mídias e com elas.
                Outra atividade relatada nessa experiência que achei interessante é o jornal mensal em uma escola que trabalha junto das turmas de alfabetização, pois a professora da turma acredita que “não basta produzir textos apenas para se dar uma nota, o aluno precisa produzir para alguma coisa, para alguém ler”. Dessa forma, ela explora também a criação de diferentes tipos de gêneros textuais, incluindo a criação de HQs.

                No dia 25 de setembro de 2013, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul (SEMED) realizou o encontro anual das turmas de pré, onde nove professoras apresentaram um projeto cada, que realizaram ao longo do ano com suas turmas (eu fui uma delas). Nesse evento me deparei com uma experiência que fez uso das tecnologias de uma maneira muito significativa. A professora Sonia Sueli Silva Bertoli, da E.M.E.F. Cristina Marcatto, desenvolveu o projeto “Pão e Poesia”, onde ela trabalhou diversas poesias de Vinicius de Moraes. Mas, o que mais me chamou a atenção foi às ações desenvolvidas a partir da poesia “Girassol”. Além de explorar a poesia, ela também explorou a obra de arte de Van Gogh, a qual ela fez duas reproduções uma em tela e outra usando o programa tuxpaint. Ambas ficaram incríveis, levando em conta a idade dos alunos e o fato de ser o primeiro contato com tinta e tela da maioria deles. Mas, ao usar o tuxpaint o relevane é que os alunos fizeram sua reprodução sem medo de criar. Algumas crianças, não fizeram os 12 girassóis, fizeram apenas um bem grande. Essa liberdade de criar, de modificar usando as mídias desde a educação infantil é o que os nossos alunos precisam para se tornarem sujeitos críticos e que não são manipulados pelas mídias, mas, sujeitos que criam e agem sobre elas, aprendendo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GeraLinks