Hoje é
impensável estar dentro do ambiente escolar sem fazer uso das tecnologias.
Usamos a tecnologia de diversas formas, na busca de informação, inspiração,
recursos para abordar diferentes temáticas. E mais que nunca estamos caminhando
para a compreensão dessa linguagem e porque não a produção de novas mídias
pelos alunos.
Silvio da Costa Pereira em sua pesquisa junta a escolas de Florianópolis, investigou como a mídia-educação vem se desenvolvendo. E percebeu que muito já se tem feito, mas ainda falta capacitação para os profissionais e coragem. Pois nós professores viemos de uma geração que não dispunha de tantos recursos tecnológico e nos deparamos que essa nova demanda de alunos que é interativo, que conhece distintas tecnologias e faz “mil” coisas ao mesmo tempo.
Mas,
nessa experiência ele relata muitas coisas significantes, como a presença de
rádios estudantis onde os alunos, auxiliam na construção da programação,
escolhendo o repertório musical, rádio-teatro, recados e debates. Os alunos
aprendendo a usar as mídias e com elas.
Outra
atividade relatada nessa experiência que achei interessante é o jornal mensal
em uma escola que trabalha junto das turmas de alfabetização, pois a professora
da turma acredita que “não basta produzir textos apenas para se dar uma nota, o
aluno precisa produzir para alguma coisa, para alguém ler”. Dessa forma, ela
explora também a criação de diferentes tipos de gêneros textuais, incluindo a
criação de HQs.
No dia
25 de setembro de 2013, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul (SEMED) realizou
o encontro anual das turmas de pré, onde nove professoras apresentaram um
projeto cada, que realizaram ao longo do ano com suas turmas (eu fui uma delas). Nesse
evento me deparei com uma experiência que fez uso das tecnologias de uma
maneira muito significativa. A professora Sonia Sueli Silva Bertoli, da
E.M.E.F. Cristina Marcatto, desenvolveu o projeto “Pão e Poesia”, onde ela trabalhou
diversas poesias de Vinicius de Moraes. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
às ações desenvolvidas a partir da poesia “Girassol”. Além de explorar a poesia, ela também
explorou a obra de arte de Van Gogh,
a qual ela fez duas reproduções uma em tela e outra usando o programa
tuxpaint. Ambas ficaram incríveis, levando em conta a idade dos alunos e o fato
de ser o primeiro contato com tinta e tela da maioria deles. Mas, ao usar o
tuxpaint o relevane é que os alunos fizeram sua reprodução sem medo de criar. Algumas
crianças, não fizeram os 12 girassóis, fizeram apenas um bem grande. Essa
liberdade de criar, de modificar usando as mídias desde a educação infantil é o
que os nossos alunos precisam para se tornarem sujeitos críticos e que não são
manipulados pelas mídias, mas, sujeitos que criam e agem sobre elas, aprendendo
sempre.
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