sábado, 2 de novembro de 2013

"Ler é um barato"

       Eu adoro essa frase do título, ela é um slogan que foi usado na revista Crescer. Eu concordo plenamente com ela, ler para mim sempre foi importante, me envolve muito, mais do que assistir a um bom filme (o que eu também adoro), mas comigo e com os livros rola um envolvimento profundo, me emociono. Já se emocionou com um filme e chorou? Bom, comigo isso acontece em relatos dolorosos ou emocionantes de um bom livro.
       
            Em 2003 trabalhei na Grafipel, uma livraria da minha cidade, na época com 17 anos, eu devorava 2 á 4 títulos por semana. No meio de tantas leituras desenvolvi um gosto pela literatura infantil, olhando aqueles livros lindos e bem ilustrados. 
          No meio do percurso virei pedagoga, e durante a minha formação ficava cada vez mais convencida pela importância dos livros na vida das pessoas. E de como é fundamental incentivar as crianças a lerem. Acabei optando por trabalhar com a educação infantil. Meus alunos podem atá não se tornarem leitores assíduos, mas com certeza se tornam conhecedores de pelo menos uns 100 títulos diferentes, leio todos os dias, mas como a maioria das crianças gosta de ouvir mais de uma vez uma história acabo repetindo.
          Hoje já vemos muitas campanhas de incentivo a leitura. Um exemplo bem bacana é da Fundação Itau Social, que além de incentivar o hábito da leitura, ainda doa livros anualmente basta se inscrever no site. Os livros vem pelo correio. Mas, mesmo assim por questão de costume ou cultura muitas pessoas não lêem.
          Como mãe, não foi difícil incentivar meus filhos de 2 e 5 anos. Eu sou um ser leitor, ensino assim pelo exemplo. Desde bebês eles sempre tiverem livros, desde os que eu contava até os livros brinquedos. E para fechar com chave de ouro eu vou a biblioteca. Para meus filhos ir a biblioteca é tão divertido como ir a um parque. e nós fazemos disso um hábito, vou pelo menos 2 vezes por mês.
          Relacionado a tudo isso eu li um artigo muito bacana no Educar para Crescer que aborda a questão do incentivo a leitura por parte dos pais. E me apaixonei por mais uma frase que é da Fundação Nacional de Leitura Infantil nos Estados Unidos, que abordada sobre a quantidade de tempo que se deve ler a uma criança diz "Leia com uma criança. São os 20 minutos mais importantes de seu dia". Ler para uma criança não é apenas incentivar a leitura, é criar um hábito através da troca de afeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GeraLinks