quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Educação Infantil e o mundo letrado

      Um dos principais objetivos da Educação infantil é "dar oportunidades iguais a todas as crianças". Infelizmente algumas pessoas usam desse objetivo para resgatar certas características da infância e desmerecem outras muito importantes. Sim, a infância atualmente é diferente da infãncia vivida há 10, 20, 30 anaos atrás... mas, os adultos também são outros, como esperar que as crianças mantenham o mesmo estilo de vida. Sim, temos muito mais acesso há tecnologias, sim, alguns pais exageram e deixam seus filhos tornarem-se viciados a elas.... mas, a infância que meus pais viveram onde tinham que trabalhar na roça, onde os maiores cuidavam dos menores também não era a ideal. Então não entendo a supervalorização dessa época. Na minha opinião tudo precisa ter equilíbrio, sim as crianças precisam brincar, criar e experimentar. Mas, quando reflito sobre as novas ideias, que desmerecem a aprendizagem lúdica das  letras e números  me sinto angustiada, pois existe tempo e espaço para inúmeras aprendizagens na Educação Infantil.
      Em um curso que estou fazendo a professora sugeriu o livro "Sistema  de escrita alfabética" - Artur Gomes de Morais, Fiz questão de ler e estou aprendendo muito com ele. Um dos trechos me fez refletir muito sobre o objetivo de "dar oportunidades iguais a todas as crianças"... Leia esse trecho:

      "[...] temos dados demonstrando que os alunos de meio popular, em geral não só entram no ensino fundamental com hipótese de escrita menos desenvolvidas que seus pares de classe média, mas também, proporcionalmente, concluem o primeiro ano do ensino fundamental tendo avançado menos que as crianças do meio mais favorecido." (MORAIS, 2012).

       Dessa forma, minhas conclusões são de que "dar oportunidades iguais" não se resume em permitir que as crianças vivênciem brincadeiras, mas que a brincadeira também seja o caminho para que as crianças iniciem também na Educação Infantil suas primeiras descobertas a cerca do mundo letrada o qual já estão inseridas antes mesmo do seu nascimento. E é papel do educador instigar essas crianças e permitir que elas também tenham as mesmas oportunidades que seus pares de classe média!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GeraLinks